Pu-erh – O Chá Envelhecido

Tags: , , , , ,


Existem chás de tudo quanto é maneira que imaginar. Já falamos aqui de vários chás diferentes, além do Chá Vermelho, que é a estrela do site. Mas um chá que me chamou a tenção foi o Pu-erh, chamado também de chá envelhecido. Isto mesmo! Como os vinhos, este chá é envelhecido, e, segundo os chineses tem um sabor único.

Ele é produzido para ser envelhecido, são os pós-fermentados, conhecidos como “dark teas” ou “black teas” na China. Existem dois tipos de Pu-erh:

Pu-erh cru – Este tipo consiste nas folhas processadas e guardadas para envelhecimento, através da fermentação. É bem parecido com chá verde nesta fase. Se for usado dessa forma, o resultado será um chá de cor verde-amarelada. As folhas ficam então guardadas por anos, até que possam ser usadas para fazer o chá envelhecido.

Pu-erh amadurecido –Neste caso, que também é chamado de Pu-erh cozido, o envelhecimento é acelerado, durando apenas algumas semanas. Essa aceleração da fermentação dá origem a um chá artificialmente envelhecido.

Pu-erh

Pu-erh: o chá envelhecido

Tanto o Pu-erh cru, como o Pu-erh amadurecido têm uma cor vermelho meio marrom bem escuro. A qualidade dos chás é que é bem diferente. O Pu-erh cru é bem mais suave, além de custar muito mais caro. Existem chás que custam alguns milhares de dólares, assim como os vinhos envelhecidos.

As folhas de chá são prensadas e armazenadas para envelhecimento. São prensadas em forma de discos, como na foto, ou em forma de tijolos. Alguns preferem comercializar folhas soltas.

 

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho