Para Que Serve o Chá de Camomila

Tags: , , , , , , ,


O chá de camomila é certamente um dos mais conhecidos, principalmente quando o assunto saúde. De acordo com a medicina popular, e você já deve ter escutado sua avó dizer algo semelhante, a camomila é uma planta repleta de benefícios. O chá feito com a erva é considerado como um calmante natural e sedativo leve. Além disso, ele pode ser usado para melhorar a digestão, dentre outros benefícios.

Benefícios do Chá de Camolila

Por ser um calmante natural, a camomila é capaz de combater a ansiedade, a depressão leve, a agitação e o nervosismo. Como ele também atua como sedativo, o uso da planta é bastante indicado para que quer ter uma boa noite de sono depois de um dia agitado.

A camomila também é analgésica e antiinflamatória. Isso faz com que o chá, se consumido adequadamente, melhores as dores musculares e a tensão causada pelo estresse. Esses efeitos benéficos também são ótimos para aliviar a dor de cabeça e a enxaqueca tensional.

Para as mulheres, o grande benefício da camomila está no combate às dores da cólica menstrual e sintomas da TPM. Nesses casos, o ideal é começar a tomar o chá alguns dias antes do início do período menstrual e continuar tomando-o até que a menstruação vá embora.

Chá de Camomila

Conheça mais sobre as funções do chá de camomila

Camomila Emagrece?

Com tantos chás para emagrecer, será que a camomila também cumpre esse papel? De certo modo, ele pode sim ajudar no emagrecimento, porque melhora a digestão e também reduz a ansiedade. Como muitas pessoas acabam tendo dificuldade para seguir uma dieta por causa da compulsão alimentar e da ansiedade, vale a pena apostar no chá em pequenas doses diárias. O ideal é consumir de 2 a 4 xícaras do chá de camomila (receita abaixo) diariamente enquanto estiver fazendo a dieta.

Receita do Chá de Camomila

Para aproveitar todos esses benefícios, a dica é preparar o chá de camomila corretamente. Prefira a erva pura em vez de sachês industrializados. Você vai precisar de:

  • 1 xícara (café) de flores de camomila secas
  • meio litro de água filtrada

Ferva a água em uma chaleira. Depois desligue e acrescente a camomila. Tampe e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, coe e reserve para tomar morno ou frio.

Faz mal?

Assim como todo chá, o de camomila também pode ter algumas contraindicações. Apesar de ser calmante, ele pode causar irritação, insônia, dores de cabela e náusea se for consumido em excesso. Em alguns casos, o consumo regular do chá também pode diminuir a libido.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho