Para Que Serve o Chá de Anis Estrelado?

Tags: , , , , , , , ,


O anis estrelado é uma especiaria bastante aromática. Ele recebe esse nome porque tem formato de estrela. No anis seco, encontramos vitamina A, vitmina C, ferro, magnésio, cobre e cálcio. Ele também contém gorduras boas. Seu uso é mais comum na culinária, sobretudo no preparo de doces. No entanto, o chá feito com essa especiaria traz vários benefícios para a saúde.

Melhora da Digestão

Dentre as várias indicações medicinais no anis, podemos destacar seu efeito digestivo. Ele estimula a produção de enzimas que ajudam na quebra e absorção dos nutrientes durante a digestão. Por isso, quando comemos demais, temos dores de estômago ou gases, podemos tomar o chá de anis para combater esses problemas.

Anis Estrelado

Anis Estrelado

Problemas Respiratórios

As substâncias benéficas do anis também são bastante eficazes na redução dos sintomas de problemas respiratórios. Por ser bactericida, o chá feito com a especiaria combate infecções. Ele também melhorar a constipação, limpando as vias aéreas. Durante gripes e resfriados, o chá é uma ótima opção para atenuar os sinais dessas doenças.

Amamentação

O anis estrelado é indicado para mulheres em período de lactação porque ajuda a aumentar a produção de leite. Esse efeito se deve ao anetol, um composto com propriedades estrogênicas que estimula a ação dos hormônios femininos. Para aproveitar esses benefícios, sugerimos que um médico seja consultado.

Outros Benefícios

  • O chá de anis pode ser aplicado diretamente sobre a pele em compressas para aliviar dores reumáticas;
  • A aplicação sobre a pele também é boa para a cicatrização de espinhas e ferimentos;
  • As substâncias ativas da especiaria são excelentes para as células cerebrais, ajudando na prevenção da demência;
  • Mastigar um pedacinho de anis combate o mau hálito porque ele mata as bactérias que causam o problema;
  • Os antioxidantes do anis estrelado ajudam a fortalecer o sistema imune, reduzindo os riscos de aparecimento de diversas doenças.

Preparo do Chá

Para fazer o chá de anis estrelado em casa, você vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 1 colher (sopa) de anis triturado

Se você comprar o anis inteiro, em formato de estrela, coloque alguns em um pano de prato limpo, dobre bata com o martelo de bife até triturar. Use esse pó groso na medida de uma colher rasa para fazer o chá. Junte os pedacinhos com a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, tampe e deixe cozinhando por cerca de 5 minutos. Então desligue, espere amornar e coe. O ideal é tomar o chá sem adoçar, preferencialmente morno.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho