Gripe e Resfriado: Aprenda a Receita do Chá de Gengibre

Tags: , , , , , , , , ,


O inverno está acabando, mas ainda assim as gripes e resfriados são uma preocupação. Essas doenças podem aparecer durante todo o ano, apesar de serem mais comuns nos meses frios. Os sintomas todo mundo já conhece: dor no corpo, tosse, coriza, febre e dificuldade para respirar.

Nos resfriados os sinais são um pouco mais leves. Já nas gripes, causadas pelo vírus Influenza, esses sintomas podem ser mais sérios, dificultando bastante a realização de tarefas do dia a dia. E não tem remédio que acabe com a gripe. Apesar de alguns medicamentos ajudarem a diminuir os sintomas, o vírus só é combatido pelo nosso sistema imune.

Assim, quando o organismo está mais forte a gripe pode ser passageira. Mas se você está com a imunidade baixa, as chances de sofrer com sintomas mais “pesados” é maior.

Chá de Gengibre Para Gripes e Resfriados

Chá de Gengibre Para Gripes e Resfriados

Chá para gripe funciona?

Todo mundo conhece pelo menos uma receitinha caseira para gripe, mas muitos especialistas garantem que elas ajudam muito pouco. Como dissemos, o sistema imune é o responsável por acabar com a gripe de vez. Por isso, os chás só podem ajudar combatendo sintomas e fortalecendo a imunidade.

Esse é o caso do gengibre, por exemplo, que tem papel importante na redução dos sintomas da gripe e do resfriado. Ele ajuda na expectoração, tem ação descongestionante e pode diminuir a febre. Além disso, as substâncias contidas no gengibre são ideais para fortalecer a imunidade, fazendo com que o próprio organismo possa combater o vírus Influenza.

Para potencializar ainda mais o chá, a dica é acrescentar mel, limão e canela, que também são ótimos para acabar com os sintomas da gripe. Essa combinação poderosa pode até não por fim à doença, mas certamente irá melhorar a condição física de quem está gripado ou resfriado.

Receita do chá de gengibre

Para fazer o chá de gengibre em casa você vai precisar de:

  • 4 a fatias de gengibre
  • 1/2 limão (de preferência siciliano)
  • 1 pau de canela
  • 1 colher (sopa) de mel puro
  • 1/2 litro de água

Comece picando o gengibre em pedacinho e fatiando a metade do limão em fatias finas. Depois coloque todos os ingredientes em uma panela que não seja de alumínio. Leve ao fogo e quando começar a ferver mantenha o cozimento em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Depois que amornar, coe e adoce com o mel.

O ideal é tomar pelo menos 2 xícaras do chá durante o dia: uma pela manhã e outra antes de dormir. Se você for diabético, prepare o chá sem o mel e siga as mesmas recomendações. O chá deve ser consumido enquanto persistirem os sintomas da gripe. Lembre também de beber muita água e repousar para ajudar na melhora.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho