Folha de Algodão

Tags: , , , ,


O algodão, usando na produção de roupas, tem várias outras utilidades em nosso dia a dia. Por isso, é difícil encontrar uma casa que não tenha no armário do banheiro pelo menos uma caixa do produto.

A origem do algodão é uma planta conhecida como algodoeiro. Seu nome científico é Gossypium herbaceum, sendo parte da família Malvaceae. O fruto que nasce no arbusto tem em seu interior uma parte felpuda. Depois de seco, é dele que são retiradas pequenas bolas de algodão.

Além dos vários usos do algodão, o próprio algodoeiro também tem algumas funções importantes. Dentre eles está o uso medicinal, feito há vários anos por povos nativos.

Benefícios do Algodoeiro

Segundo relatos, os povos nativos da América do Norte já utilizavam as folhas e raízes do algodão para preparar chás e outros medicamentos. Esses remédio eram usados pelos indígenas para induzir parto, além de servir para estancar o sangue da mãe depois que o bebê nascia.

A medicina popular chinesa também utiliza bastante o algodoeiro, sobretudo suas sementes. Elas são consideradas como um anticoncepcional para homens, por serem capazes de reduzir a fertilidade.

Outro uso bastante comum é para estimular a lactação em mulheres em fase de amamentação. Acredita-se que o consumo regular do chá aumenta bastante a produção de leite, ainda que não existam relatos científicos sobre essa propriedade.

Vários componentes importantes são encontrados nas folhas do algodoeiro, como é o caso do furfurol, da serotonina, dos óleos essenciais, da resina, dos tanino, dos fenóis, dos ácidos orgânicos, da vitamina E e dos fitosteróis. O mais provável é que essas substâncias tragam os benefícios atribuídos popularmente à planta.

Algodoeiro

As folhas do algodoeiro podem ser usadas para fins medicinais

Em resumo, o chá de folha de algodão é indicado para:

  • aumentar a produção de leite duranta a lactação;
  • conter o sangue após o parto;
  • diminuir a quantidade de espermatozoides;
  • ajudar no controle do colesterol;
  • combater infecções renais;
  • aliviar as dores reumáticas;
  • regular o fluxo menstrual.

Chá de Algodão

Para fazer o chá você vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) das folhas picadas

Coloque a água para ferver em uma chaleira. Quando entrar em ebulição, acrescente as folhas de algodoeiro picadas, tampe e abaixe o fogo. Deixe cozinhando por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, espere amornar o e coe. Toda a quantidade preparada pode ser consumida em pequenas porções durante o dia. O chá não deve ser guardado de um dia para o outro para não perder suas propriedades medicinais.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho