Extrato de Chá Verde

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O chá verde se tornou bastante conhecido nos últimos anos devido aos seus benefícios para a saúde. Além de atuar no emagrecimento, a erva obtida a partira das folhas da camellia sinensis também é indicada para fortalecer as defesas do organismo, reduzir o colesterol e prevenir doenças do coração.

Apesar da palavra chá se referir à infusão feita com a planta, existem outras formas de consumo. Uma delas é o extrato, que concentra as principais propriedades medicinais e terapêuticas do chá. O extrato é produzido processando as folhas secas da camellia sinensis. Assim, é possível extrair as substâncias ativas, de modo semelhante ao que é feito por meio do chá.

O extrato é usado para fazer as cápsulas vendidas no mercado. Ele também é comercializado na forma de pó para ser acrescentado a bebidas e alimentos como suplemento. Algumas marcas especializadas produtos naturais vendem o extrato de chá verde juntamente com outros componentes, como a cafeína anidra. Em todo caso, é fundamental seguir as instruções de um especialista para fazer do uso desses produtos.

O extrato é melhor que o chá?

O extrato tem como benefício o maior controle na produção. Como ele é processado, os fabricante conseguem controlar melhor a quantidade de substâncias ativas, o que possibilita um uso mais seguro da erva. Com a cápsula, você sabe o quanto está consumindo. Também há a certeza de que o extrato não contém substâncias que podem ser nocivas à saúde.

Extrato de Chá Verde

Extrato de Chá Verde

O chá não pode ser assim tão controlado porque existem vários fatores que interferem nos resultados. Mesmo seguindo uma receita, a quantidade de erva usada pode ser maior ou menor; a temperatura da água varia; os recipientes usados podem causar reações; o tempo de ingestão após o preparo reduz as propriedades ativas.

Cuidados no consumo

Porém, é preciso enfatizar que o risco de intoxicação com o uso do extrato é maior, porque as substâncias são mais concentradas. A dica é conversar com um nutricionista ou médico para saber qual é a quantidade adequada para o seu peso, idade e condições físicas.

Um estudo feito pela Universidade de Maryland afirma que a dose diária de extrato consumida por uma pessoa adulta deve ser entre 100 mg e 750 mg. Quantidades maiores podem trazer efeitos secundários e intoxicação. O excesso pode causar danos no fígado assim como alguns medicamentos. Por ser natural, isso não significa que o extrato de chá verde é apenas benéfico para a saúde.

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