Diferença entre Infusão e Decocção

Tags: , , , , , , , ,


A forma de preparo dos chás é muito importante para que possamos aproveitar bem todos os benefícios das ervas utilizadas. Por isso, antes de fazer qualquer chá, devemos observar as indicações de preparo, as quantidades recomendadas, qual parte da planta será utilizada, entre outras informações necessárias. Também é fundamental que se utilize uma erva de qualidade, que pode ser comprada em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Existem duas formas de se preparar chás que são bastante comuns: a infusão e a decocção. Para que você entenda a diferença entre os dois métodos, explicaremos, a seguir, como funciona cada uma dela.

Infusão e Decocção

Como aproveitar melhor os benefícios dos chás

O que é Infusão

Na maior parte das vezes, os chás são preparados a partir de uma infusão. Nesse processo, a água é fervida separadamente. Depois a erva é colocada em um recipiente, de preferência de louça, e a água quente é despejada sobre ela. O próximo passo é abafar a infusão, colocando uma tampa no recipiente. Caso esteja utilizando um xícara, você pode utilizar o próprio pires para tampar o chá. O abafamento é muito importante, pois impede que se percam alguns princípios ativos da planta. De um modo geral, o tempo de infusão é de 10 minutos, mas isso pode variar de erva para erva. Por isso, fico sempre atento ao tempo indicado na receita do chá!

O que é Decocção

No processe de decocção, a erva é fervida juntamente com a água, para extrair os princípios ativos da planta. Geralmente, esse método é utilizado para partes mais duras da planta, como a raiz, o caule e a casca. Durante o preparo, mistura-se a erva com a água em um recipiente que é levado ao fogo. A mistura ferve por 10 a 15 minutos, com o recipientes parcialmente tampado. Depois é preciso coar o chá.

Independente da forma de preparo, a dica é não ultrapassar o tempo de fervura ou de infusão recomendado. Assim o chá manterá todas as suas propriedades terapêuticas.

Compare preços de Chá Vermelho no Buscapé.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho