Como Preparar Chá

Tags: , , , , , , , ,


Usamos inadequadamente a palavra “chá” para nos referir a qualquer tipo de infusão, quando na verdade a expressão se destina especificamente para os derivados da Camellia sinensis, como o chá vermelho, o chá preto, o chá verde e o chá branco. Essas bebidas integram uma tradição milenar e são conhecidas por suas propriedades terapêuticas. Mas para aproveitar melhor os benefícios de cada chá, é muito importante seguir o modo correto de preparo. Pode parecer bobagem, mas fatores como a temperatura da água e o tempo de infusão fazem uma grande diferença no resultado final. Seguindo as dicas de preparo você obterá um chá bastante benéfico, com todas as propriedades preservadas.

Compra do Chá

É muito importante comprar uma erva de boa qualidade para garantir os benefícios do seu chá. Algumas pessoas se perguntam se o chá de saquinho é tão benéfico quanto a erva solta. Na verdade, os sachês normalmente são preparados com erva muito triturada, fazendo com que ela perca grande parte dos seus nutrientes. Por isso, o mais indicado é comprar as folhas soltas, que preservam grande parte de suas propriedades. Também é importante armazenar a erva em um recipiente bem fechado, pois o contato com o ar faz com que as folhas percam o sabor.

Preparo do Chá

Preparo do Chá

Como fazer um bom chá

Como todos sabem, os chás verde, vermelho, preto e branco são feitos a partir da Camellia sinensis, alterando apenas o modo de produção. Devido a essa diferença, eles devem ser preparados de modo diferente, para que não percam suas propriedades. A temperatura da água é fundamental na hora do preparo, sendo recomendado o uso de um termômetro culinário para garantir a temperatura ideal.

Chá Preto

De todos os chás, é aquele que deve ser preparado com água mais quente. Recomenda-se ferver completamente a água, ou seja, esperar que ela borbulhe bastante. Se for usar o termômetro, deixe esquentar até cerca de 93º. O tempo de infusão deve ser de 4 a 5 minutos, não mais do que isso.

Chá Vermelho

No preparo do chá vermelho a água deve ser menos quente, em torno de 88º. Se você não possui um termômetro, basta esperar que pequenas borbulhas se formem no fundo do recipiente e desligar o fogo. A erva deve ficar em contato com a água de 3 a 4 minutos para que não perca suas substâncias ativas.

Chá Verde

A temperatura de preparo do chá verde é ainda menor, sendo de mais ou menos 77º. Nesse caso, você deve retirar a água do fogo antes que comecem a se formar bolhas de ar no fundo do recipiente. O tempo de infusão também é reduzido, em torno de 30 segundos a 2 minutos.

Chá Branco

Assim como no preparo do chá verde, a temperatura de preparo do chá branco é mais baixa, entre 75 e 80º. Você pode esperar a água ferver e depois deixar que ela esfrie por mais ou menos 30 segundos. Essa erva deve ser deixada em contato com a água de 4 a 5 minutos.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho