Chás: Propriedades Comprovadas Pela Ciência

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Os chás são reconhecidos pela medicina popular há milênios, mas agora esses benefícios vêm sendo comprovado pela ciência. Veja o que dizer os estudos realizados em vários centros de pesquisa do mundo sobre o consumo de chás. Você vai se surpreender com os resultados!

Redução do Colesterol

Um estudo conduzido na Universidade de Kunming, na China, investigou a relação entre o consumo de chá preto e os níveis de colesterol no sangue. No decorrer da pesquisa, os responsáveis observaram os efeitos do chá em pacientes que sofriam com doenças cardiovasculares e hipertensão. Eles concluíram que a infusão é tão eficaz para reduzir a taxa de colesterol ruim quanto os medicamentos tradicionalmente usados aqui no Ocidente. A explicação está nos antioxidantes da Camellia Sinensis, que dificultam a formação de placas no interior das artérias.

Benefícios dos Chás

Benefícios dos Chás

Prevenção do Câncer

Muitos estudos relacionam o consumo de chá com a redução no risco de formação de tumores. Em Bejing, pesquisadores concluíram que cápsulas de chá verde atenuam as feridas bucais de pacientes com câncer de boca. Na Universidade do Arizona, EUA, os cientistas descobriram que infusões feitas com a casca de frutas cítricas, como o limão, reduz em até 70% o risco de câncer de pele. Outras pesquisam também apontam para o uso do chá verde no combate ao câncer de pulmão, estômago e colo.

Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Os chás derivados da Camellia Sinensis (chá branco, chá verde, chá vermelho, chá preto e alguns outros) são ricos em polifenóis, que são substâncias com ação antioxidante. Muitos estudos avaliam os benefícios dessas substâncias para o nosso organismo, já que os polifenóis tem melhor ação contra os radicias livres que as vitaminas C e E. Uma pesquisa feita por estudiosos do King’s College, na Inglaterra, constatou que quem bebe pelo 1 xícara de chá preto diariamente pode reduzir em 44% o risco de ataque cardíaco. A explicação está nos flavonoides, que combate as doenças cardiovasculares. Os pesquisadores observam ainda que o índice de infarte em países orientais, onde o consumo de chás é maior, se mostra menor em relação aos países ocidentais, onde prevalece o consumo do café.

Ossos Mais Fortes

Com o passar dos anos, é comum que o osso se torne menos denso, sobretudo nas mulheres. Essa porosidade dos ossos desencadeia vários problemas, que podem ser evitados com o consumo de chás. Na Universidade Taiwan, pesquisadores concluíram que o hábito de tomar chá diariamente mantém a densidade óssea de homens e mulheres por mais tempo. Eles observaram que pessoas que tomam chá com frequência sofrem menos com doenças relacionadas à porosidade dos ossos. Resultados semelhantes foram obtidos na Clínica Gerontológica da Universidade de Cambridge. Lá, os pesquisadores verificaram que mulheres com idade acima de 50 anos que tomam chá preto todos os dias apresentam melhor densidade óssea que as que não tomam a bebida.

Emagrecimento Saudável

Chás que fazem bem para a saúde

Chás que fazem bem para a saúde

Os pesquisadores também estudam os efeitos emagrecedores dos chás. Diferentes pesquisas indicam que o consumo de infusões auxilia na redução do peso porque estimulam a boa digestão, aceleram o metabolismo e têm potencial diurético. Isso não quer dizer, no entanto, que os chás são milagrosos. Quem precisa perder peso deve sempre pensar em combinar o consumo de chás, se for o caso, com uma dieta reduzida em calorias e atividade física. Somente assim as ervas conseguem ter algum efeito positivo no emagrecimento, potencializado a dieta. Uma das melhores opções para quem quer emagrecer é o chá branco, que oferece todos os benefícios que mencionamos acima.

Memória e Atenção

Esquecimento, desatenção e fadiga mental são alguns sintomas que podem ser atenuados pelo consumo de chás. A teína, presente em algumas infusões, é um equivalente da cafeína. Por isso, as bebidas ajudam a estimular o funcionamento do cérebro. Se você precisa de um pouco mais de disposição para realizar um trabalho, por exemplo, vale mais a pena tomar uma xícara de chá preto que uma xícara de café, porque o chá tem liberação mais lenta das substâncias estimulantes, ao passo que a cafeína é rapidamente absorvida e causa picos de animação. No entanto, fica o alerta: se o chá for consumido em excesso, pode causar taquicardia, nervosismo e insônia. Assim, os efeitos positivos não devem estimular o consumo exagerado.

Prevenção do Alzheimer

O Alzheimer é uma doença comum em pessoas idosas que afeta as funções neurológicas. Na Universidade de New Castle, na Grã-Bretanha, pesquisadores descobriram que uma xícara de chá verde por dia pode ajudar a prevenir ou retardar o aparecimento do Alzheimer. Porém, esse efeito benéfico não é igual em todas as pessoas: algumas podem obter resultados melhores que outras. Ainda assim, não custa nada incluir o chá na alimentação diária para tentar afastar a doença.

Desintoxicação do Organismo

Muito tem se falado sobre a importância da desintoxicação. Por serem diuréticos, os chás estimulam a eliminação de toxinas através da urina, reduzindo assim o inchaço causado pela retenção de líquidos. O ideal é consumi-los 30 minutos antes ou 30 minutos depois das principais refeições do dia. Ervas como a salsaparrilha, o dente-de-leão, o capim limão e o alecrim são as mais indicada para ajudar na desintoxicação do organismo. Todas elas podem ser usadas em uma dieta detox.

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