Chás Diuréticos

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


A retenção de líquidos é um problema que atinge muitas pessoas, principalmente as mulheres. O principal sintoma são os inchaços, que podem aparecer nos pés, nas pernas, na região abdominal ou nos seios. As mudanças hormonais que ocorrem no período pré-menstrual formam a principal causa da retenção hídrica. No entanto, outros fatores podem contribuir para o acúmulo de água no organismo.

Entre as causas da retenção de líquidos estão: o calor, consumo excessivo de sal, sedentarismo, uso de saltos altos, problemas renais, disfunções hormonais e má alimentação. Tudo isso faz com que o corpo acumule água.

Por incrível que pareça, uma das principais formas de combater a retenção de líquidos é ingerir água em abundância. A água ajuda a melhorar o funcionamento dos rins. Esse órgão é responsável por filtrar as toxinas que serão eliminadas através da urina. Quando ele funciona mal, o organismo tem mais dificuldade para eliminar água e outras substâncias.

Chás para Retenção de Líquidos

Os chás naturais também podem auxiliar na eliminação dos líquidos acumulados. Algumas ervas possuem propriedades diuréticas. Isso quer dizer que elas melhoram o funcionamento dos rins, contribuindo para a filtragem da linfa. Esse líquido é responsável por as toxinas para forma do organismo. Por isso, os chás diuréticos são excelentes para reduzir a retenção hídrica e acabar com os inchaços.

As principais ervas que possuem essa função são a camellia sinensis, hibisco, cavalinha, quebra-pedra, cabelo de milho, dente de leão, borragem, sete sangrias e alfafa. Por reduzir os inchaços, esses chás também auxiliam no emagrecimento, pois os quilinhos sobressalentes podem ser causados pela retenção de líquidos.

Assa-Peixe

Assa-peixe, um poderoso diurético

Receita de Chá Diurético

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de folhas de assa peixe
  • 1 litro de água

Preparo:

Deixe as folhas de assa peixe secarem ao sol e depois quebre-as em pequenos pedaços. Ferva a água e despeje sobre a erva seca. Deixe em infusão por 10 minutos e depois coe.

Como tomar

Guarde o chá em uma garrafa térmica e beba 1 xícara da bebida de 5 a 6 vezes por dia.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho