Chá Vermelho para Colesterol Alto

Tags: , , , , , , , , , ,


O Chá Vermelho é uma das variações de chás obtidos a partir da erva Camellia Sinensis. O chá preto, verde e o branco são outras variações. A diferença entre eles está na forma de preparo e maturação da erva. Para emagrecer, atualmente o chá vermelho é o mais famoso, por ter resultados mais relevantes se combinado a uma dieta balanceada. Além disso, ele traz diversos benefícios para a saúde, como o controle dos níveis de colesterol no sangue.

Chá Vermelho para Colesterol Alto

O chá vermelho também protege o coração

O que é o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelos animais e está presente na maior parte das funções do metabolismo, tal como fabricação de hormônios e construção de membranas celulares.

No nosso organismo circulam dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL). O LDL transporta o colesterol do fígado para tecidos periféricos, formando paredes de gordura nas artérias e, consequentemente, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. O HDL, por sua vez, faz o papel inverso, retirando a gordura dos tecidos e vasos, levando-a para o fígado.

Como o chá vermelho pode ajudar no combate ao colesterol

Como já foi citado em nosso blog, o chá vermelho possui propriedades antioxidantes. Além disso, a cafeína, presente na erva em grandes quantidades, acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gordura.

Como a quebra de gordura é realizada pelo fígado, a ingestão do chá vermelho auxilia na eliminação dessa gordura em excesso pela urina, pois também tem efeito diurético. A gordura quebrada é eliminada e não retorna aos vasos e tecidos periféricos, reduzindo assim o nível de LDL necessário para realizar este transporte.

Recomendação

O chá vermelho não deve ser ingerido por pessoas que tenham problemas estomacais, como a gastrite, por exemplo, também não é recomendado a gestantes ou para quem sofre de insônia, ou arritmia cardíaca. A contraindicação é devido ao alto teor de cafeína, não devendo ser consumido à noite para não atrapalhar o sono.

  • Recomenda-se a ingestão de pelo menos 4 xícaras de chá vermelho por dia para que os resultados possam ser notados.
  • Em caso de dúvidas com relação ao consumo, é sempre importante consultar um médico de sua confiança.
Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho