Chá Preto

Tags: , , , , , , , ,


Juntamente com o chá vermelho, o chá verde e o chá branco, o chá preto é uma das quatro variedades de chá existentes. Curiosamente, o chá preto é chamado de chá vermelho pelo chineses, provavelmente por causa da sua coloração marrom avermelhada. Entre os derivados da Camellia sinensis, o chá preto é mais consumido em todo o mundo, tanto em folhas quanto em sachê. Grande parte do chá preto que consumimos vem da Índia, onde se produz as mais famosas marcas, como os chás Daarjeeling, Assam e Ceilão.  

Fabricação

O que difere o chá preto dos outros chás derivados da Camellia sinensis é o modo de fabricação. Para fabricá-lo, as folhas da planta devem ser completamente oxidadas, através do processo chamado de fermentação. Quando as folhas são colhidas, logo começam a se oxidar, ficando mais escuras. Para produção dos outros tipos de chá, essa oxidação é interrompida mais rapidamente, colocando-se as folhas para secar com calor. Já na fabricação do chá preto, o processo de oxidação é mais longo, o que torna o chá mais forte e ácido.

Benefícios do Chá Preto

Chá Preto

Chá Preto

Assim como os outros derivados da Camellia sinensis, o consumo do chá preto é bastante benéfico para a nossa saúde. O chá preto possui substâncias antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento precoce das células e aumentam as defesas do organismo. Além disso, o chá é rico em minerais, como o magnésio e o potássio, que contribuem para a formação saudável dos ossos e dos músculos. Quem deseja perder peso, pode recorrer ao chá preto pois, além de possuir poucas calorias, ele estimula o funcionamento metabólico, promovendo a queima de gorduras. Ele também contém flúor, sendo ótimo para evitar o aparecimento de cáries nos dentes.

Um xícara de chá preto logo após as refeições evita os problemas decorrentes de uma alimentação rica em gordura. Um estudo realizado pela Universidade de Medicina de Tóquio, analisou a relação entre o consumo do chá preto e o aparecimento de doenças cardiovasculares. A pesquisa observou o comportamento de 2 grupos de pessoas. O primeiro consumiu refeições ricas em gorduras acompanhadas de água, enquanto o segundo ingeriu as mesmas refeições juntamente com o chá preto. Ao final do estudo, os pesquisadores perceberam que as pessoas que tomaram o chá preto durante as refeições, tinham uma melhor circulação sanguínea que as que ingeriram água.

Cuidados

O chá preto possui uma grande quantidade de cafeína, substância estimulante também encontrada no café. Por isso, a bebida deve ser evitada por quem possui insônia, principalmente à noite. O estimulante costuma causar irritações no estômago e não é recomendado para aqueles que sofrem com úlceras ou gastrite. O consumo do chá preto, assim como outros chás e o café, durante as refeições pode dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo. No entanto, os benefícios costumam ser maiores que os malefícios, fazendo com que valha a pena ingerir uma xícara de almoço todos os dias após o almoço.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho