Chá Oolong

Tags: , , , , , , ,


Também conhecido por Red tea, o chá Oolong pertence á família dos chás branco, verde e preto. Todos são produzidos a partir da mesma planta, a Camelia sinensis, e a diferença entre eles está na forma como são preparados.

O chá Oolong é um chá semi-fermentado. Se comparado aos outros processos, ele se encontra entre o chá preto, considerado o mais oxidado, e o chá verde, com baixa oxidação. Trocando em miúdos, a oxidação é um processamento das folhas que consiste em deixá-las secar ao sol, expostas ao oxigênio, sem passá-las em rolos.

Propriedades do Chá Oolong

Assim como os chás, branco, verde e preto, o chá Oolong é rico em antioxidantes, flavonóides e polifenóis, que auxiliam no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Há ainda uma substância chamada catequina, que é um importante antioxidante. A presença da catequina varia de acordo com a oxidação das folhas: quanto maior o tempo de oxidação menor é o percentual desta substância,

Oolong

Oolong

O nível de outras substâncias também varia com o processo de oxidação, fazendo com que este processo seja importante para que outros compostos da planta possam vir a atuar no nosso organismo.  Quanto maior o tempo de oxidação, maiores são os níveis de substâncias como as teaflavinas e a tearubiguinas. Esses componentes tem função antiinflamatória, anticancerígena e antialérgica, sendo os principais responsáveis pelos benefícios da Camelia sinensis para a nossa saúde.

Benefícios do Chá Oolong

Assim como os chás feitos a partir da Camelia sinensis presentes no mercado, o chá Oolong possui propriedades diuréticas que contribuem sensivelmente para a perda de peso. Além disso, o consumo regular deste chá pode contribuir para a diminuição das taxas de açúcar no sangue, sendo aconselhado para a dieta de pacientes em tratamento de diabetes tipo 2.

Algumas substâncias, encontradas nesse tipo de chá, atuam em partes específicas do nosso organismo, trazendo benefícios importantes para a saúde:

  • A catequina, como foi dito, tem importante função fitoterápica. Dois derivados dessa substância foram isolados pela indústria farmacêutica e se encontram em fase de pesquisa para a produção de medicamentos antialérgicos;
  • Os polifenóis, também presentes no Oolong, funcionam inibidores de enzimas que aceleram os processos de infecções causadas por bactérias do tipo estreptococos. Além de serem úteis no controle da cárie dentária;
  • Os flavonóides contribuem ainda para o controle do envelhecimento das células, proporcionando uma vida mais saudável e maior longevidade.
Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho