Chá Mate

Tags: , , , , , , , ,


O chá mate é uma bebida bastante consumida em todo o Brasil. Para os apreciadores do mate, a boa notícia é que a erva pode fazer muito bem à saúde. Pesquisas recentes mostraram que o consumo do chá ajuda a combater o colesterol alto e a diabetes, além de auxiliar no emagrecimento. A erva ainda possui muitas substâncias essenciais para o nosso organismo. Conheça as propriedades terapêuticas do chá mais consumido do país.

Erva Mate

Benefícios do Chá Mate

Benefícios da Erva Mate

A erva mate é rica em vitamina C, D e do complexo B, além de possuir sais minerais, como ferro, fósforo, potássio, manganês e cálcio. Ela também contém taninos, substâncias antioxidantes que combatem a presença de radicais livres em nosso organismo. Além disso, a erva possui cafeína e saponina, responsáveis por estimular o corpo e melhorar a libido. Por tudo isso, o consumo do chá mate pode ser muito benéfico para a nossa saúde.

Pesquisa sobre a Erva Mate

Durante 3 anos, um grupo de pesquisadores da Universidade de Santa Catarina (UFSC) investigou as propriedades da erva mate. Na pesquisa, 250 voluntários com problemas de colesterol alto e diabetes passaram a ingerir o chá mate diariamente. Ao final do processo, os pesquisadores observaram algumas mudanças muito positivas em todos os voluntários. O chá provocou uma queda de cerca de 12% nos níveis de colesterol ruim de quem o consumiu. Também se observou uma redução na porcentagem de açúcar no sangue, no caso dos diabéticos. Alguns voluntários também perceberam que perderam peso ao incluir o chá mate em suas dietas.

Preparo do Chá

Para a pesquisa, os voluntários tomaram 1 litro do chá mate todos os dias, preparado com 2 colheres da erva tostada. A bebida não deve ser adoçada, para manter suas propriedades ativas. O ideal é preparar o chá com água a 90º, antes de levantar fervura. Os benefícios são maiores quando se ingere a bebida 10 minutos antes ou depois das refeições principais. A indicação dos pesquisadores é de 1 litro diariamente, distribuído em 3 xícaras ao longo do dia.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho