Chá Mate Faz Bem à Saúde?

Tags: , , , , , ,


O chá mate (nome científico Ilex paraguariensis) é um dos mais consumidos aqui no Brasil. Na região Sul do país o chimarrão e suas variantes fazem sucesso. No restante dos estados, a versão gelada, assim como o chá mate tostado são bastante apreciados. E para a sorte de quem gosta do chá, os benefícios trazidos por ele são muitos. Estudos conduzidos por pesquisadores brasileiros revelam que o consumo do chá mate pode ajudar a controlar o colesterol e a glicose alta. Além disso, ele também contribui para o emagrecimento saudável.

Veja mais sobre os efeitos benéficos da erva.

Propriedades Medicinais

A erva mate contém várias substâncias importantes para o organismo. Ela tem alto teor de vitaminas C, D e do complexo B. Além disso, é fonte de minerais como ferro, fósforo, potássio, manganês e cálcio.

Muitos dos benefícios se devem à presença de antioxidantes, como os taninos, que neutralizam a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. A cafeína, contida em quantidade um pouco menores que no café, tem efeito estimulantes, enquanto as saponinas melhoram a libido.

Colesterol Alto

Uma pesquisa feita por estudiosos da Universidade Federal de Santa Catarina analisou os efeitos da erva mate em nossa saúde. Para tanto, o estudo contou com 200 voluntários. Eles tomaram chá mate diariamente após as refeições principais. Com a análise, observou-se que os níveis do colesterol dos participantes melhoraram consideravelmente e aqueles que faziam uso de algum tipo de medicamento para controlar o colesterol obtiveram resultados ainda mais relevantes.

Chá Mate

Chá mate: saboroso e cheio de propriedades terapêuticas!

Diabetes e Emagrecimento

Além da redução nos índices do mau colesterol, os voluntários também apresentaram uma diminuição nas taxas de glicose presente no sangue. Por isso, os pesquisadores acreditam que o consumo do chá mate também pode estar ligado ao controle do diabetes.

Outra boa notícia foi a redução no peso de alguns voluntários, mesmo sem seguirem uma dieta restritiva durante o andamento pesquisa. O efeito emagrecedor é atribuído à menor absorção de açúcares e gorduras na digestão. Assim, a ingestão do chá pode ser usada tanto para o controle do diabetes e do colesterol alto quanto para o emagrecimento.

Como Tomar?

O chá utilizado durante a pesquisa foi feito com:

  • 2 colheres (sopa) de erva mate tostada
  • 1 litro de água

Para preparar, é necessário aquecer a água em torno de 90º. Antes de começar a ferver, desligue o fogo e acrescente a erva mate. Abafe e deixe descansar por alguns minutos. Depois coe e reserve para tomar durante o dia. A recomendação dos especialistas é de 3 xícaras do chá por dia, 10 minutos antes ou depois das principais refeições. O chá deve ser tomado sem adoçar.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho