Chá Mate Emagrece?

Tags: , , , , , , , , ,


Vários estudos vêm mostrando como a erva mate pode ser um auxiliar nas dietas de emagrecimento. A erva tem efeito termogênico, o que significa que acelera o metabolismo. Assim, quando tomamos o chá o corpo começa a queimar mais calorias. O processo também favorece a queima de gorduras, devido à lipólise.

Assim, o consumo da erva mate se torna um ótima aliado da perda de peso, assim como o chá vermelho, o chá verde e o chá de hibisco. Muitas pessoas já têm o hábito de tomar o chá diariamente, seja tostado ou no chimarrão. Por isso, essa pode ser uma boa pedida para quem está precisando eliminar o excesso de peso. Tomando a bebida todos os dias juntamente com uma dieta balanceada, as chances de perda de peso se tornam maiores.

Tipos de Chá

O chá mate tostado, aquele vendido na caixinha laranjada, tem processo de fabricação diferente da erva usada para o preparo do chimarrão. Por isso, as propriedades também são diferentes nesses dois tipos, ainda que a base seja a mesma planta.

A folha da erva mate usada para o chimarrão passa pelos processos de sapeco, secagem e moinho, mas não torrada. Assim, muitas da propriedades originais são preservadas. Já na versão de caixinha ou sachê, que a erva fica escurecida, nem todos os benefícios são mantidas, mas ainda assim o chá pode agir como emagrecedor.

Chimarrão

O chimarrão é ótimo para o emagrecimento

Benefícios do Chá

O consumo regular de chá mate estimula o funcionamento mental e dá mais disposição. Além disso, a erva tem ação diurética e laxativa, ajudando a combater o inchaço.

Com relação aos nutrientes, a erva mate é fonte de vitaminas A, B1, B2, C e E; sais minerais essenciais como alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio; proteínas; glicídios; alcalóides; e taninos. Por isso, ela é bastante completa para a nossa alimentação, contendo quase tudo o que precisamos para a manutenção da saúde.

A presença de algumas dessas substâncias garante ao chá mate efeito antioxidante. Isso significa que ele combate os radicais livres, evitando o envelhecimento celular precoce. Esse efeito faz com que o consumo previna diferentes tipos de doenças, inclusive o câncer.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) investigou vários dos benefícios do consumo do chá. Segundo odo os resultados obtidos, quem toma cerca de 300 ml do chá pode ter uma redução média de 13% nos índices do mau colesterol (LDL), além do aumento nos níveis do colesterol bom(HDL).

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho