Chá de Sucupira

Tags: , , , , , , ,


O chá de sucupira ganhou fama depois que o ator Juca de Oliveira comentou em uma entrevista no Programa do Jó que tinha se curado de um problema na coluna tomando a bebida. Segundo ele, além de tratar as suas dores, a semente da sucupira, embebida em Biotônico Fontoura, também agiu nas dores de um cão fila que, segundo veterinários, precisaria de uma cirurgia para resolver um problema ósseo que o impedia de se locomover. Para ver a entrevista, acesse página da globo.tv.

A fala do ator não é embasada em estudos científicos, como ele mesmo mostra ao dizer que os médicos não gostam desse tipo de relato. No entanto, existem pesquisas investigando os possível benefícios da planta para a saúde humana.

Para Que Serve a Semente de Sucupira?

Na Universidade de Campinas (UNICAMP), pesquisadores concluíram que a semente contém substâncias capazes de atuar no combate às dores e inflamações. Para os pesquisadores, a resina da semente está repleta de componentes que podem sim tratar alguns problemas de saúde, desde que sejam usadas na medida certa.

A planta possui  flavonoides, cumarinas, saponinas, triterpenos e esteroides que atuam de modo benéfica em nosso organismo. O óleo essencial contida na semente tem uma substância chamada beta-cariofileno, que tem função anti-inflamatória, antibiótica, antioxidante e analgésica. Além disso, estudos também mostram que os componentes podem auxiliar no tratamento de alguns tipos de câncer.

Semente de Sucupira

Semente de Sucupira

Devido a essas substâncias, o chá feito com as sementes poderia tratar:

  • bico de papagaio
  • hérnia de disco
  • atrite
  • reumatismo

No entanto, é preciso ressaltar que os estudos não são suficientes para garantir que esses benefícios não venham acompanhados de prejuízos para a saúde. Várias outras pesquisas ainda precisam ser realizadas antes que a sucupira seja usada para a produção de medicamentos com toda a segurança.

Como Fazer o Chá de Sucupira?

Para fazer o chá de sucupira utiliza-se as sementes, que devem ser quebradas para o preparo. A medida é de:

  • 4 sementes de sucupira
  • 1 litro de água

Se quiser fazer mais, apenas siga essa proporção. A maior dificuldade está em quebrar a semente de sucupira, que é muito dura. Use um martelo sobre uma superfície bem resistente ou um alicate bem forte para quebrar a semente. Não é necessário triturá-la, mas é preciso que elas estejam abertas para saia a resina de seu interior.

Coloque a água em uma panela grande e leve ao fogo. Quando começar a ferver, jogue as semente quebradas e espere 1 minuto e meio. Após esse tempo desligue e abafe. Retire as sementes depois que o chá estiver morno e guarde uma garrafa para tomar durante o dia.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho