Chá de Cravo da Índia Emagrece?

Tags: , , ,


O cravo veio do Oriente na época das grandes navegações e, desde então, é amplamente utilizado na culinária ocidental. Entre os brasileiros, o uso mais comum é no preparo de pratos doces, já que o cravo dá mais sabor e aroma. Ele também é usado como ingrediente principal de um delicioso chá aromático, que vai muito bem com frutas e outras ervas.

Cravo da Índia Para Emagrecer

O que nem todo mundo sabe é que o cravo da índia também é um poderoso emagrecedor. A principal explicação para esse efeito benéfico está no fato de que o cravo é um alimento termogênico. Isso significa que ele eleva a temperatura interna do corpo humano, exigindo que o organismo gaste mais energia para voltar à temperatura normal.

Esse processo faz com que o metabolismo fique acelerado, ou seja, que o gasto de calorias seja maior. Assim, parte do que você come se destina às próprias funções do organismo e essa energia extra não se armazena na forma de gordura. A longo prazo, esse efeito pode representar uma redução no peso, principalmente se for acompanhado de dieta.

 

Para além desse benefício como termogênico, o cravo também estimula o bom funcionamento da digestão, contribui para a eliminação de toxinas e combate os radicais livre. Com todas essas propriedades, o chá feito com a especiaria favorece o emagrecimento saudável e também melhora diversas funções do organismo, o que justifica o seu consumo.

Cravo da Índia

Cravo da Índia

Receita do Chá de Cravo da Índia

Para aproveitas todos os benefícios do cravo que mencionamos acima, basta prepara o chá corretamente. Os ingredientes necessários são:

  • 1 colher (chá) de cravos-da-índia
  • 1 litro de água

Junte a água e os cravos da índia em uma chaleira e leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e mantenha o cozimento por cerca de 5 minutos. Após esse tempo, desligue, tampe e deixe abafado por mais 10 minutos. Então coe e reserve para tomar durante o dia.

Como Tomar?

O chá de cravo da índia deve ser tomado sem açúcar, mel ou adoçante. Você pode consumi-lo morno ou frio, sem nenhum prejuízo para as propriedades descritas antes. O ideal é tomar de 3 a 4 xícaras por dia, em pequenas porções após as principais refeições. Uma boa dica é colocar o chá em uma garrafinha para tomar pequenas goladas durante o dia.

Alguns Cuidados

Como o chá acelera o funcionamento metabólico, ele deve ser evitado durante a noite para não causar insônia ou agitação. Mulheres grávidas não podem consumir o chá, pois ele pode ser abortivo.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho