Benefícios dos Chás de Frutas

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Os chás feitos com frutas podem ser tão benéficos quanto as infusões de ervas. Esses benefícios se devem aos nutrientes e substâncias contidas nas frutas, que ajudam o organismo a funcionar melhor. Saiba mais sobre as propriedades dos chás de morango, maracujá, cereja, abacaxi, limão e romã.

Chá de Morango

O chá feito com o morango é ótimo para combater a azia, a diarreia, o reumatismo e a gota. Ele contém ferro, cálcio, fósforo e vitamina C, além de conter antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular precoce. Em relação às propriedades medicinais, o chá pode ser considerado como depurativo, vermífugo e diurético.

Como fazer: lave bem 8 morangos e esmague-os com um garfo. Coloque a fruta esmagada na chaleira com meio litro de água, deixe ferver por 10 minutos e coe depois de amornar.

Chá de morango

O chá feito com morangos é excelente para a sua saúde

Chá de Maracujá

O chá de maracujá é um calmante natural, além de agir como um sedativo leve. Ele ainda é considerado como anti-inflamatório, depurativo e diurético. As principais indicações são em casos de nervosismo e ansiedade, bem como no combate de dores.

Como fazer: ferva a polpa de um maracujá juntamente com meio litro de água. Depois que ferver, desligue e acrescente 2 colheres de folhas secas da planta. Deixe abafado por 15 minutos, coe e tome em seguida.

Chá de Cereja

A cereja não é uma fruta muito comum aqui no Brasil. No entanto, devemos consumi-la mais, pois possui vários benefícios para a saúde. O chá feito com a fruta ajuda a eliminar cálculos biliares, além de ser bom para dores reumáticas e insônia.

Como fazer: lave bem de 6 a 8 cerejas, mantendo os seus cabinhos. Depois leve-as frutas para ferver em meio litro de água por 10 minutos. Coe e tome em seguida.

Chá de Abacaxi

O abacaxi contém em sua casca uma substância chamada bromelina, que ajuda na expectoração e combate infecções. Por isso, o chá feito com o abacaxi é excelente para combater as doenças respiratórias, como tosse, gripe e resfriados. Ele também é diurético e ajuda na digestão.

Como fazer: coloque a casca de um abacaxi grande para ferver em um litro de água por 5 minutos. Depois que amornar, coe e tome sem adoçar.

Chá de Limão

O limão é uma das frutas mais benéficas para a saúde. Ele purifica o sangue, aumenta a imunidade e estimula o bom funcionamento metabólico. O chá feito com o limão é indicado para tratar doenças respiratórias, problemas de fígado e a tosse.

Como fazer: corte um limão em fatias finas e leve para ferver por 5 minutos juntamente com um litro de água. Após esse tempo coe e adoce com mel. Tome morno para combater resfriados.

Chá de Romã

A romã é outra fruta bem conhecida por suas propriedades medicinais. Seu principal uso é no combate à rouquidão e dores de garganta. Estudos recentes também apontam que a casca da romã pode prevenir o aparecimento do Alzheimer. O chá é rico em vitamina A, B, cálcio e ferro.

Como fazer: ferva a casca de 3 romãs em um litro de água. Depois coe e tome morno ou faça gargarejos para combater a dor de garganta.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho