Benefícios do Chá de Pitanga

Tags: , , , , , , ,


Já que falamos muito no chá vermelho, vamos falar hoje dos benefícios do chá de pitanga, que é uma fruta vermelha, e tem esse nome exatamente por causa de sua cor, dado pelos índios tupi-guaranis.

Esse chá tem muitos benefícios para o organismo, e é usado há muitos anos para tratar de problemas como infecções do fígado, bronquite, cólica menstrual, diabetes, colesterol, diarreia, febres intermitentes, gota, hipertensão, infecções da garganta, limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos, reumatismo.

Como Fazer o Chá de Pitanga

O chá é feito das folhas da pitangueira, e não do fruto. Coloque 3 colheres de sopa da erva para um litro de água. Espere a água alcançar fervura e desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. É recomendado tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

pitanga

Conheça os benefícios do chá de pitanga

Chá de Pitanga e o Câncer

Além de tratar todas as doenças citadas acima, a folha da pitangueira ainda tem algumas substâncias que atuam sobre o câncer, protegendo o DNA celular contra mutações com possibilidade de levar à formação de um tumor. Entre essas substâncias estão as antocianinas (pigmentos antioxidantes), os carotenóides (importantes na prevenção de doenças degenerativas, como doença arterial coronária, catarata e câncer) e os fenóis, que funcionam como antiinflamatórios celulares.

Cha Vermelho RSS

Chá Vermelho em seu e-mail!

Cadastre-se e leia nossos artigos.

Cha Vermelho